Maltear Logo Malteria

+A| A| A-

Malte para Cerveja

A malteação consiste em transformar as reservas de alimento do grão que são, em sua maior parte, amido e proteínas (ambos insolúveis em água) em uma substância capaz de ser dissolvida e extraída em água quente durante o posterior processo de maceração para produzir mosto, uma solução aquosa de carboidratos fermentáveis e proteínas solúveis. Para isso, o malteiro germina o grão até certo ponto e depois o seca para deter o processo.

Ainda que a cevada, o trigo e o sorgo possam ser ( e são) malteados, o malte de cevada é o preferido para fabricar cerveja.

O grau de transformação durante o processo de malteação é conhecido como modificação e é controlado com o manejo das condições de crescimento a que o grão é exposto..

As mudanças essenciais que acontecem durante a modificação do grão são:

• Um grande aumento na quantidade, através da liberação ou síntese, de algumas enzimas hidrolíticas presentes no grão.
• Uma degradação por parte de enzimas hidrolíticas do material de paredes celulares, borrachas, proteínas e amido
• Uma redução da força estrutural do tecido do grão. O malte seco, em contraste com a cevada seca, é crocante e pode ser quebrado facilmente..

As cervejas com diferentes gostos, cor, aroma, suavidade e espuma precisam usar maltes produzidos por diferentes processos, em particular, a secagem e torrefação posteriores ao processo de malteação. Estas últimas etapas concedem sabor e color de diferentes graus de intensidade para a preparação de diferentes cervejas.

malte pra cervejamalte

processo

 

ProduÇÃo de malta


secadoralaboratorioCevada passa por processo de malteação